Sangradouro da barragem do bezerro controla água e impede volume exagerado em Cabeceiras e Barras
- Detalhes
- Categoria: Cidades
- Publicado: Terça, 30 Novembro -0001 00:00
As fortes chuvas que vêm incindindo na região Norte do Piauí estão preocupando a população, temendo que o acúmulo de água na Barragem do Bezerro, em José de Freitas, possa escoar para os municípios à jusante e provocar enchentes. O temor é agravado pelo rompimento da PI 366, no trecho liga as cidades de José de Freitas a Lagoa Alegre do Piauí.
A assessoria de imprensa da Defesa Civil do Piauí descartou prejuízos maiores para Cabeceiras, Barras e demais cidades da região..com que no ano passado foi feito o rebaixamento do sangradouro (ou vertedouro) para evitar que a água se acumule e seja necessário soltá-la de uma vez só. O sangradouro possibilita que o excesso de água seja descarregado de forma segura.
“Agora está chovendo e não está acumulando grande volume de água, já que o sangradouro permite essa vazão!”, explica a assessoria.
Quanto a água de Lagoa Alegre, a Defesa Civil diz tratar-se de um córrego pequeno que por conta do aumento do volume da chuva e da pressão da água fez estourar o bueiro. “Não representa risco de avolumar-se e causar prejuízos maiores nas cidades vizinhas”.
Enquanto isso, a previsão do tempo aponta pancada de chuvas diárias para a região até a próxima terça-feira (2/04). veja!