Cabeceiras, Boa Hora e mais 14 cidades vão implantar Sistema de Inspeção animal
- Detalhes
- Categoria: Cidades
- Publicado: Terça, 30 Novembro -0001 00:00
Técnicos dos 16 municípios que compõem o Território do Carnaubais participam de treinamento na para a implantação do Sistema de Inspeção dos Produtos de Origem Animal. O treinamento começou na última segunda-feira, dia 01 de abril.
De acordo com o governo, a criação do Sistema de Inspeção foi colocada como prioridade pelo Conselho de Desenvolvimento Territorial dos Carnaubais nos dois aglomerado: 5, que abrange a região de Campo Maior, Boa Hora, Boqueirão do Piauí, Cabeceiras do Piauí, Capitão de Campos, Cocal de Telha, Jatobá do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré, Sigefredo Pacheco; e aglomerado 6, referente à região de Castelo do Piauí, mais os municípios de Assunção do Piauí, Buriti dos Montes, Juazeiro do Piauí, Novo Santo Antônio, São João da Serra, São Miguel do Tapuio.
O sistema deve funcionar na forma de cooperação técnica para ser celebrado entre os órgãos do governo do estado, como inspeção, no caso a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) e Vigilância Sanitária Estadual, e as 16 prefeituras municipais.
O termo de cooperação é uma forma de beneficiar todo o território, já que, de forma individual, nenhum dos municípios teria condição de implantar seu sistema de inspeção de forma funcional, devido às condições financeiras, escassez de recursos humanos e materiais.
“Os 16 municípios têm apenas nove veterinários. Então aqueles que não têm, receberão a visita do veterinário mais próximo para auxiliar nessa inspeção”, diz o agente territorial da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), Gessivaldo Gama.
Para os municípios da região de Castelo, o treinamento acontecerá até amanhã, dia 5 de abril e, para a região de Campo Maior, se estende até o dia 12 de abril. Participarão veterinários, zootecnistas, biomédicos, técnicos agropecuários e demais auxiliares, exigidos para o funcionamento do sistema de inspeção.