Os riscos da gravidez na adolescência, conselho tutelar de cabeceiras orienta sobre semana nacional de prevenção à gravidez na adolescência
- Detalhes
- Categoria: Cidades
- Publicado: Terça, 30 Novembro -0001 00:00
Talvez você conheça alguém ou até mesmo tenha acontecido isso na sua família, estou falando sobre a gravidez na adolescência.
Muitas adolescentes não ouvem conselhos dos pais e trocam os estudos por festas e excesso de bebidas alcoólicas, começando uma vida sexualmente precoce e com muitas consequências.
Meninas que estão em formação do corpo e mente, estão engravidando precocemente, quando deveriam estar brincando ou estudando, jovens que muitas vezes nem concluíram o ensino médio.
Quando engravidam geralmente tem que abandonar a escola para cuidar da gravidez e após o nascimento do filho tem que amamentar e cuidar do recém-nascido, tendo assim que trocar o material escolar para trocar fraldas do bebê.
O Brasil tem 21 milhões de adolescentes com idade entre 12 e 17 anos e 300 mil crianças nascem de mães nessa faixa etária; em pesquisa realizada pela a ONU, o Brasil tem 68,4 bebês nascidos de mães adolescentes de 15 a 19 anos.
Alguns fatores que aumentam o risco da gestação na adolescência:
Idade menor que 16 anos ou ocorrência da menstruação há menos de 2 anos
Altura da adolescente inferior a 150 cm ou peso menor que 45kg.
Cabeceiras do Piauí é uma cidade pequena sem muitas gerações de rendas, muitas vezes essa adolescente gravida não tem apoio do pai da criança e se ver tendo que criar o filho sozinha com o apoio dos avós materno do bebê, na grande maioria, são famílias humildes.
De 1° a 08 de fevereiro é semana Nacional de Prevenção da gravidez na Adolescência, essa data foi instituída pela a lei 13.798/2.019.
Essa lei tem a intenção de orientar e intensificar sobre a gravidez na adolescência
O conselho tutelar de Cabeceiras do Piauí pretende dar uma palestra divulgar nas redes sociais, uma reunião está marcada para esta sexta-feira (05/02) na sede do conselho tutelar de Cabeceiras.
Por causa da pandemia os conselheiros não podem sai em escolas para falar sobre a prevenção e orientação dos riscos da gravidez na adolescência.