Conheça um pouco da história de Cabeceiras do Piauí, 29 anos de emancipação política
- Detalhes
- Categoria: Cidades
- Publicado: Terça, 30 Novembro -0001 00:00
Parabéns Cabeceiras do Piauí pelo os seus 29 anos de emancipação politica.
Em nível local, de acordo com o cabeceirense Paulo Veloso, o ex-prefeito José do Osires foi o grande idealizador da emancipação de Cabeceiras do município de Barras. “A ideia de emancipação foi expressiva quando ele viu que cabeceiras devido a vários problemas não poderia mais viver na dependência de Barras. A luta dele foi grande contra políticos e até contra o próprio povo cabeceirense, eis que tinha grupos dentro do município que não aceitavam a emancipação. A luta para conscientizar foi árdua e ele fez de tudo sem recursos somente com ajuda de alguns amigos e dois deputados : Jesualdo Cavalcanti e Juraci Leite”, conta .
O então povoado de Cabeceiras, atendendo aos requisitos exigidos em lei, inclui-se entre os desejosos da condição de cidade, através dos, na época, deputado Jesualdo Cavalcanti e Juraci Leite. Em 10 de outubro de 1991, Jesualdo encaminhou à Assembleia Legislativa pedido de criação do município de Cabeceiras do Piauí.
No dia 16 de março de 1992, a Assembleia Legislativa autorizou ao TRE-PI a realização do plebiscito. Agora, na consciência da coletividade estava a decisão: Cabeceiras seria ou não cidade? Não tardou para que os eleitores fossem às urnas. Aos 19 dias do mês de abril do mesmo ano, o povo disse sim ao desenvolvimento.
À Unidade Escolar Venância Lages Veloso compareceram 2.170 votantes. Do total 1.900 disseram SIM e 205 optaram pelo NÃO. Os votos em branco somaram 20 e os nulos, 45. Definitivamente, Cabeceiras assinava o compromisso com o futuro. Através da lei nº 1.477, de 29 de abril de 1992, nascia o município de Cabeceiras do Piauí.
Cabeceiras do Piauí já teve 05 prefeitos eleitos:
José Ozires, José Alfredo, José Belim, José Joaquim e o atual prefeito José Filho
Fonte: Maria Carcará