Sábado, 28 de Maio de 2022
°

-

Cidades Proibido eventos

Novo decreto proíbe eventos e carnavais públicos e privados no Piauí

Novo decreto

01/02/2022 às 16h21
Por: Ananias Araújo
Compartilhe:
Novo decreto proíbe eventos e carnavais públicos e privados no Piauí

Um novo decreto publicado nesta terça-feira (1º) no Diário Oficial do Estado proíbe qualquer evento ou festa de carnaval no Piauí.

Assista este vídeo sobre a Omicron

O documento mantém, ainda, a abertura de comércio em geral, bares e restaurantes sem alterações.

Conforme o documento, "ficam vedadas a realização de festividades e eventos que possam causar qualquer tipo de aglomeração, públicos ou privados, especialmente eventos pré-carnavalescos ou carnavalescos, incluindo desfiles de escolas de samba e blocos s de carnaval, e a concessão das respectivas licenças e autorizações, ficam vedadas a realizações de conferências, convenções, feiras comerciais e retiros de qualquer natureza".

Ainda entre as restrições, está a redução de 50% para 30% na capacidade de público de cinemas, teatros, circos e auditórios. Além disso, a administração pública deverá funcionar com 50% de presença de servidores, priorizando manter gestantes, idosos e pessoas com comorbidades em trabalho remoto.

Assista este vídeo sobre a covid

O COE recomendou suspensão de quaisquer eventos

A decisão foi tomada após o Comitê de Operações Emergenciais de Combate a Covid-19 (COE) recomendar a suspensão de eventos públicos e privados de carnaval durante o mês de fevereiro no Piauí.

Segundo o membro do COE e pesquisador do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Universidade Federal do Piauí, o professor doutor Emídio Matos, a recomendação também é uma forma de priorizar a abertura de escolas e o retorno de aulas presenciais em todo o estado.

"O entendimento geral é que é preciso preservar as escolas abertas e, pra que a gente consiga fazer isso, precisamos de medidas rígidas nas outras áreas. A recomendação, de maneira geral, é que festas fiquem proibidas nas próximas semanas, qualquer tipo de festa", informou.

Assista este vídeo

Emídio destacou que, durante a reunião do COE, não houve indicação para o fechamento de bares e restaurantes, no entanto, os estabelecimentos não devem organizar festas de pré-carnaval e carnaval.

“A recomendação é que os bares e restaurantes continuem funcionando, mas sem nenhum tipo de festa.

No Piauí, após o aumento de casos de Covid-19, a ocupação de leitos de UTI ultrapassou os 70%.

No interior do estado, há municípios com ocupação de 100% dos leitos. Além disso, há a subnotificação, por conta da escassez de testes.

Fonte: G1

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias