Sábado, 28 de Maio de 2022
°

-

Cidades Escritores

Escritores de Cabeceiras do Piauí lançam antologia com outros piauienses

Cabeceiras do Piauí

01/03/2022 às 15h00
Por: Ananias Araújo
Compartilhe:
Escritores de Cabeceiras do Piauí lançam antologia com outros piauienses

Roney Rodrigues e Valéria Mesquita são naturais de Cabeceiras do Piauí e no dia 13 de março, domingo, participam do lançamento do livro “Nossas Famílias” que é uma antologia escrita por autores LGBTQIA+ piauienses e fala sobre afeto, além de questionar a ideia de família no singular.

O livro é focado em contos sobre as famílias plurais, de todas as cores, com nuances que não cabem em manuais, em ortodoxias. Com isso, os contos flutuam na premissa de que o amor supera qualquer regramento e os laços familiares ultrapassam a barreira do preconceito.

O livro foi organizado por Alisson Carvalho, Ayra Dias e Paulo Narley e tem textos escritos tanto pelos organizadores quanto pelas autoras e autores Frida Abraão, Igor Ganga, Jullyane Teixeira, Lorena Nôleto, Raimundo Neto, Roney Rodrigues, Valéria Mesquita, Weriquis Sales e Zidane Medeiros. Além disso, essa é a segunda antologia produzida pela editora Geleia Total.

Abordar esses afetos é uma forma de lembrar que os primeiros laços são criados em torno dos núcleos familiares, e esses laços independem de qualquer regramento. Muitas vezes, eles possuem um elo de consanguinidade e outras vezes não precisam de um estatuto que defina o que seja isso que nomeamos de família.

Então, por que não pluralizar o termo, que assume tantas configurações diferentes? “Nossas Famílias é uma forma de dizer que existimos resistindo, pois não existem fórmulas para a expressão do amor”, frisam.

A Geleia Total faz esse papel importante de mostrar a produção da literatura LGBTQIA+ piauiense e a antologia cumpre esse papel, pois reúne diferentes vozes com estilos, faixa etária e outros aspectos que os diferenciam. Além disso, a ideia é promover a literatura e fazer com que a leitura seja incentivada com circulação em bibliotecas, escolas e espaços afins.

A antologia estará disponível na versão física e virtual, pela editora da Geleia Total, e conta com o apoio cultural da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, por meio da Lei Aldir Blanc.

Sobre os autores:

Valéria da Silva Mesquita nasceu em 16 de dezembro de 1998 na cidade de Campo Maior, mas vive desde a infância em Cabeceiras do Piauí, onde cresceu e tem investido em sua educação. Sua primeira obra se chama “O universo dos meus versos” (2019) e foi lançado na sua escola com o apoio das professoras Glória Dias, Janice Fernandes e Betânia Pereira. Valéria Mesquita vem conquistando o seu espaço no mundo da literatura e sua obra já se torna importante por representar a primeira obra a ser publicada na cidade de Cabeceiras do Piauí.

Roney Rodrigues do Monte é Artista-educador, produtor cultural e pesquisador, Graduando em Ciências Humanas - Sociologia (UFMA), Membro do Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política (CNPq). Bolsista Voluntário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/UFMA Mobilizador de Adolescentes e Jovens por meio do Selo UNICEF, criador da Associação Cultural ProSarau em Cabeceiras do Piauí, Co-fundador da Frente Bissexual do Piauí, Membro da Frente Bissexual Brasileira e criador de conteúdo na bissexuaisbr.

Sobre o lançamento:

???? 13/mar (domingo)

17h às 21h

???? Teatro Torquato Neto (Rua Álvaro Mendes - Teresina) - https://goo.gl/maps/6CZoWVGDtvrZ1Jo46

CRONOGRAMA

???? 17 às 18h: Bate-papo sobre a Antologia

???? 18h às 21h: Sessão de autógrafos e fotinhas

???? 18h às 21h: Atração musical: DJ Hiperbolar

???? 18h às 21h: Comes e bebes: Brócoli Gastronomia

Obrigatória apresentação da carteira de vacinação com no mínimo 2 doses e uso de máscara.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias