RADIO POP-UP 580 X 400
PROFISSIONAL STUDIO 970X250
ceramica 3 irmãos 728 x 90
eleição 2020

Veja os destaques dos planos de governo dos três candidatos a prefeito de Cabeceiras do Piauí

Elenita, Juscelino, Zé Filho

28/09/2020 11h01Atualizado há 1 mês
Por: REDAÇÃO
Fonte: longah.com

Ao se analisar os planos de governo dos três candidatos a prefeito de Cabeceiras do Piauí, percebe-se que as propostas são relevantes. Contudo, um ponto se destacou nas propostas da candidata Professora Elenita Alexandre que, do início ao fim do seu governo, mostra a intenção de compartilhar a gestão com o povo.

O plano inicia falando da governança, que ela caracteriza como democrática, participativa, cidadã, popular e sustentável. Uma proposta ousada apresentada é a implantação do Orçamento Participativo Cidadão. Isso significa que é a população que vai sugerir em reuniões onde recursos devem ser implantados.

Quando ela inclui em praticamente todas as áreas propostas de criação de conselhos municipais e coordenadoria para implantar o que for sugerido por esses conselhos, Elenita mostra que está disposta a ouvir a população. Veja os conselhos e coordenadorias que ele pretende criar caso seja eleita:

De Esportes, de Meio ambiente, de Juventude, de Mulheres, da Igualdade Racial, da diversidade sexual, dos Direitos da Criança e do Adolescente, além do Conselho Anti Drogas, das Pessoas com Deficiência, da Terceira Idade e de Desenvolvimento Econômico Sustentável.

A candidata pretende ainda estimular a prática do cooperativismo e associativismo e criar associações de moradores.

Outro ponto de destaque foi a criação da Coordenadoria de Segurança Pública Municipal. e a Guarda Municipal Cidadã. A parte da segurança não foi contemplada no plano dos demais candidatos.

Elenita Alexandre também se comprometeu em revitalizar as margens do açude municipal de Cabeceiras do Piauí, que hoje é o ponto mais criticado da população e de quem passa pela cidade. Também quer reabrir o estádio municipal.

Na saúde, ela pretende implantar uma casa de apoio para as pessoas que precisam de atendimento médico em Teresina. Introduzir gradativamente o atendimento psicológico, nutricional e fonoaudióloga nas unidades de saúde e garantir atendimento de exames laboratoriais, Ultrassonografia, citologia, eletrocardiograma.

Dr. Juscelino quer investir em ensino superior e em parques

O candidato considera a Saúde um dos pontos mais críticos da população e promete ampliar esse serviço. Fala também que vai priorizar as estradas vicinais para facilitar o acesso aos serviços das populações rurais.

Diz ainda que investirá na agricultura familiar e na criação de cooperativas para a venda dos produtos e o Festival da Agricultura.

Juscelino destaca como uma de suas prioridade a ampliação do ensino superior no município em universidades públicas e privadas. Também deve investir em realização de cursos.

Na área da Cultura pretende, incentivar as vaquejadas, através do Parque de Exposição do Vaqueiro. Também pretende reabrir o estádio de futebol da cidade.

A construção de casas em regime de mutirão também consta em seu programa de governo.

O candidato diz que as propostas são apenas esboço das principais ações.

Professor Zé Filho quer saúde preventiva e humanizada

Em seu plano de governo, ele pretende garantir qualidade no atendimento à população, transparência e eficiência, por meio de novos modelos tecnológicos de suporte e apoio a gestão; Quer aumentar a expectativa e qualidade de vida da população, focando as ações públicas na garantia de igualdade e direitos básicos a todos.

Pretende também priorizar a efetividade dos serviços da Atenção Básica e ambulatoriais e através de uma estrutura de atendimento segmentada estrategicamente e com foco na
gestão de efetividade; Difundir a saúde de maneira preventiva, com ênfase no aprimoramento da comunicação e alcance à população.

A reforma, modernização e construção de praças públicas transformando-as em espaços de convivência e lazer com a implantação de equipamentos esportivos e recreativos, bem como na arborização e embelezamento é outra proposta do candidato.

Promover a reforma de unidades habitacionais das famílias de baixa renda; Trabalhar em conjunto com a Câmara de Vereadores para que seja dado nome as ruas da cidade que ainda se encontram sem nome; Buscar promover através de plenárias do Orçamento Municipal Popular, a efetiva participação dos cidadãos nos programas e projetos habitacionais são outras propostas do candidato.