Anúncio
Cabeceiras

Cabeceiras, Boa Hora e mais 14 cidades vão implantar Sistema de Inspeção animal

Sistema de inspeção animal

08/04/2019 08h20
Por: Ananias Araujo
473

Técnicos dos 16 municípios que compõem  o Território do Carnaubais participam de treinamento na para a implantação do Sistema de Inspeção dos Produtos de Origem Animal. O treinamento começou na última segunda-feira, dia 01 de abril.

De acordo com o governo, a criação do Sistema de Inspeção foi colocada como prioridade pelo Conselho de Desenvolvimento Territorial dos Carnaubais nos dois aglomerado: 5, que abrange a região de Campo Maior, Boa Hora, Boqueirão do Piauí, Cabeceiras do Piauí, Capitão de Campos, Cocal de Telha, Jatobá do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré, Sigefredo Pacheco; e  aglomerado 6, referente à região de Castelo do Piauí, mais os municípios de Assunção do Piauí, Buriti dos Montes,  Juazeiro do Piauí, Novo Santo Antônio, São João da Serra, São Miguel do Tapuio.

O sistema deve funcionar na forma de cooperação técnica para ser celebrado entre os órgãos do governo do estado, como inspeção, no caso a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) e Vigilância Sanitária Estadual, e as 16 prefeituras municipais.

O termo de cooperação é uma forma de beneficiar todo o território, já que, de forma individual, nenhum dos municípios teria condição de implantar seu sistema de inspeção de forma funcional, devido às condições financeiras, escassez de recursos humanos e materiais.

“Os 16 municípios têm apenas nove veterinários. Então aqueles que não têm, receberão a visita do veterinário mais próximo para auxiliar nessa inspeção”, diz o agente territorial da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), Gessivaldo Gama.

Para os municípios da região de Castelo, o treinamento acontecerá até amanhã, dia 5 de abril e, para a região de Campo Maior, se estende até o dia 12 de abril. Participarão veterinários, zootecnistas, biomédicos, técnicos agropecuários e demais auxiliares, exigidos para o funcionamento do sistema de inspeção.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários