Quarta, 23 de Junho de 2021 12:29
https://wa.me/message/7DC6FKFZPPB6D1
Cidades Gravidez precoce

Os riscos da gravidez na adolescência, conselho tutelar de cabeceiras orienta sobre semana nacional de prevenção à gravidez na adolescência

Cabeceiras do Piauí

03/02/2021 11h55
Por: REDAÇÃO Fonte: Cabeceiras em foco
Os riscos da gravidez na adolescência, conselho tutelar de cabeceiras orienta sobre semana nacional de prevenção à gravidez na adolescência

 Talvez você conheça alguém ou até mesmo tenha acontecido isso na sua família, estou falando sobre a gravidez na adolescência.

 Muitas adolescentes não ouvem conselhos dos pais e trocam os estudos por festas e excesso de bebidas alcoólicas, começando uma vida sexualmente precoce e com muitas consequências.  

 Meninas que estão em formação do corpo e mente, estão engravidando precocemente, quando deveriam estar brincando ou estudando, jovens que muitas vezes nem concluíram o ensino médio.

 Quando engravidam geralmente tem que abandonar a escola para cuidar da gravidez e após o nascimento do filho tem que amamentar e cuidar do recém-nascido, tendo assim que trocar o material escolar para trocar fraldas do bebê.

 O Brasil tem 21 milhões de adolescentes com idade entre 12 e 17 anos e 300 mil crianças nascem de mães nessa faixa etária; em pesquisa realizada pela a ONU, o Brasil tem 68,4 bebês nascidos de mães adolescentes de 15 a 19 anos.

Alguns fatores que aumentam o risco da gestação na adolescência:

Idade menor que 16 anos ou ocorrência da menstruação há menos de 2 anos

Altura da adolescente inferior a 150 cm ou peso menor que 45kg.

 Cabeceiras do Piauí é uma cidade pequena sem muitas gerações de rendas, muitas vezes essa adolescente gravida não tem apoio do pai da criança e se ver tendo que criar o filho sozinha com o apoio dos avós materno do bebê, na grande maioria, são famílias humildes.

 De 1° a 08 de fevereiro é semana Nacional de Prevenção da gravidez na Adolescência, essa data foi instituída pela a lei 13.798/2.019.

 Essa lei tem a intenção de orientar e intensificar sobre a gravidez na adolescência

 O conselho tutelar de Cabeceiras do Piauí pretende dar uma palestra divulgar nas redes sociais, uma reunião está marcada para esta sexta-feira (05/02) na sede do conselho tutelar de Cabeceiras.

 Por causa da pandemia os conselheiros não podem sai em escolas para falar sobre a prevenção e orientação dos riscos da gravidez na adolescência.

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias