Domingo, 16 de Maio de 2021 06:12
https://wa.me/message/7DC6FKFZPPB6D1
Cidades 29 an0s

Conheça um pouco da história de Cabeceiras do Piauí, 29 anos de emancipação política

Parabéns Cabeceiras do Piauí

29/04/2021 11h24
Por: REDAÇÃO
Conheça um pouco da história de Cabeceiras do Piauí, 29 anos de emancipação política

Parabéns Cabeceiras do Piauí pelo os seus 29 anos de emancipação politica.

 Em nível local, de acordo com o cabeceirense Paulo Veloso, o ex-prefeito José do Osires foi o grande idealizador da emancipação de Cabeceiras do município de Barras. “A ideia de emancipação foi expressiva quando ele viu que cabeceiras devido a vários problemas não poderia mais viver na dependência de Barras. A luta dele foi grande contra políticos e até contra o próprio povo cabeceirense, eis que tinha grupos dentro do município que não aceitavam a emancipação. A luta para conscientizar foi árdua e ele fez de tudo sem recursos somente com ajuda de alguns amigos e dois deputados : Jesualdo Cavalcanti e Juraci Leite”, conta .

 O então povoado de Cabeceiras, atendendo aos requisitos exigidos em lei, inclui-se entre os desejosos da condição de cidade, através dos, na época, deputado Jesualdo Cavalcanti e Juraci Leite. Em 10 de outubro de 1991, Jesualdo encaminhou à Assembleia Legislativa pedido de criação do município de Cabeceiras do Piauí.

 No dia 16 de março de 1992, a Assembleia Legislativa autorizou ao TRE-PI a realização do plebiscito. Agora, na consciência da coletividade estava a decisão: Cabeceiras seria ou não cidade? Não tardou para que os eleitores fossem às urnas. Aos 19 dias do mês de abril do mesmo ano, o povo disse sim ao desenvolvimento.

 À Unidade Escolar Venância Lages Veloso compareceram 2.170 votantes. Do total 1.900 disseram SIM e 205 optaram pelo NÃO. Os votos em branco somaram 20 e os nulos, 45. Definitivamente, Cabeceiras assinava o compromisso com o futuro. Através da lei nº 1.477, de 29 de abril de 1992, nascia o município de Cabeceiras do Piauí.

Cabeceiras do Piauí já teve 05 prefeitos eleitos:

José Ozires, José Alfredo, José Belim, José Joaquim e o atual prefeito José Filho

Fonte: Maria Carcará

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias